BELEZA

A beleza como a conhecemos hoje não existia nos primórdios da humanidade e os registros históricos mostram que os primeiros cuidados do homem com a aparência datam de 10.000 a.c. Mesopotâmicos, sumérios e egípcios foram povos muito vaidosos na antiguidade. 

 

A beleza como proporção e harmonia começou a ser idealizada no século VI a.c. com Pitágoras e, para ele a beleza estava ligada às proporções matemáticas. Platão acreditava que o belo no mundo material é apenas uma cópia do belo existente no mundo inatingível e, Aristóteles afirmava que a beleza estava na proporção e na harmonia das partes como o todo, além de conter grandeza e imponência. 

 

Na Idade Média Santo Agostinho concordava com Pitágoras associando a beleza a proporções matemáticas, porém foi São Tomás de Aquino quem lançou luz a um novo conceito e, para ele o belo teria que ter três elementos: proporção, claridade e integridade.

 

“Se dizemos que algo é belo é porque possui a integridade e a claridade própria de seu gênero, e porque está construído conforme proporções adequadas”.

 

No Renascimento o belo atinge seu esplendor como o Estado da Arte e,  Leonardo da Vinci afirmava que tudo que é belo morre no homem, mas não na arte, e que o homem nunca inventaria algo mais belo do que as simples manifestações da natureza. 

 

Para Philip Hallawell, mestre do visagismo a beleza acontece quando a pessoa expressa aquilo que ela tem de melhor e mais verdadeiro, com clareza e estética. 

 

Conhecer o belo é o pilar da formação do dermatologista. Dedicamos anos de nossas vidas aprendendo a corrigir imperfeições, tratar irregularidades e a reestruturar e esculpir faces com respeito às individualidades de cada um, visando ajudar nossos pacientes no processo de reconstrução da autoestima, conectando a melhora física com o progresso espiritual e as edificações morais e culturais. 

- Médica pela Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE 

- Especialista em Clínica Médica pela FAMERP- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. 

- Especialista em Dermatologia pela FAMERP- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. 

- Título de especialista em dermatologia pela SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

- Membro efetivo da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

- Mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos pela UNIPAR. 

- Proprietária da Clínica Vivere, Umuarama- PR. 



IR PARA O BLOG
DRª GLÁUCIA RODRIGUES
DERMATOLOGISTA
CRM/PR – 18768 | RQE – 11154
44 3622.3800 | 44 9 9102.3800
AV. ÂNGELO MOREIRA DA FONSECA, 3540
UMUARAMA - PR - 87503-030